sábado, 16 de outubro de 2010

Semana de Física


 Palestra de Quarta-Feira

A palestra mostrava novos métodos de ensino nas classes de aula usando a tecnologia  como meio de ensino .
Mostrou programas na internet ,alguns já em uso , que usam programas como flash para ensinar por meios de simuladores , videos o aluno a resolver problemas de matemática , física entre outras matérias.
É um modo de o professor deixar de usar a lousa para explicar a matéria que as vezes pode ficar confuso de entender e mostrar como pode ser na pratica e de um modo fácil e pratico e bem mais direto para os alunos. O professor mostrou também uma sala chamada "sala inteligente" em que nela há um laboratório de química e de computação , há também um biblioteca e uma sala de aula normal tudo no mesmo ambiente , fazendo com que o aluno tenha muito mais oportunidade e interesse em aprender de modos diferentes , e fazendo com que as aulas não sejam repetitivas e  monótonas. E essa sala pode ser usada tanto para ensinar adolescentes e adultos como crianças também.
Isso nos mostrou que além das provas podem haver outros métodos para saber o que o aluno aprendeu, além da provas pode ser através de trabalhos em grupos, competições em sala e projetos.
  Palestra de Sexta-Feira
Na palestra da  última sexta-feira, o professor Dr. Laurentino Corrêa de Vasconcellos dirigiu-se até
 o colégio Idesa, com a finalidade de falar sobre as novas tecnologias no setor de estudos físicos. Ele citou vários exemplos de como podemos transformar o estudo da física em tecnologias mais avançadas do que temos hoje em dia, como por exemplo, a construção de novos modelos de aeronave e outros meios de transporte. E também mencionou como cada área de trabalho pode se relacionar com a física e com as tecnologias que iram surgir junto a cada estudo físico e em cada área da física. Dessa forma, aprendemos com a palestra, que talvez podemos fazer qualquer coisa que imaginarmos para inovar o setor da física e melhorar a vida de todos, tornando-a mais fácil com o avanço da tecnologia. Ou que sonhar é apenas saber por onde começar e acreditar que aquilo que sonhamos poderá acontecer, como por exemplo, a fabricação de uma aeronave sem asa. Talvez, isso um dia seja possível com o uso de tecnologias adequadas. Então, conclui-se, que, a física ou qualquer outra profissão conseguirá fazer com que as novas tecnologias cresçam de uma forma positiva na qual a sociedade consiga obter essas tecnologias como um incentivo a implantação de novas experiências e novas formas de trabalho, além de sustentação da vida para o futuro.

Referência:



Nenhum comentário:

Postar um comentário